O primeiro convidado do Projeto ] entre [ vistas Andança em pareceria com o Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (UFRJ), coordenado pelo Prof. Dr. Rubens de Andrade, foi o historiador da arte Aldones Nino.
CRÉDITOS DA IMAGEM: VICENTE DE MELLO (@vicentedemello)
Participaram da entrevista a professora Dra. Luciene Pessotti (CAR/DAU/UFES) e a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFES Cecília Torezani.
Aldones Nino desenvolve atualmente pesquisa de doutorado intitulada "Dobras e Fissuras: aproximações entre arte, poder e pensamento decolonial". Esta pesquisa encontra-se em fase de qualificação, já tendo apresentado alguns desdobramentos tanto no campo da produção visual e curatorial como na formulação teórica, compartilhada a partir de falas públicas, capítulos de livros, artigos e demais projetos.
Atualmente a pesquisa se volta para a interseção entre a produção contemporânea, projetos curatoriais e a historiografia da arte, abordando as relações entre a história da imagem no Brasil e processos anti-coloniais. Tal pesquisa tem em vista a complexidade dos inúmeros caminhos epistemológicos e metodológicos que podem contribuir com a formulação de conhecimento neste campo. A formulação desta tese se dá utilizando arcabouços teóricos e discursivos do campo da filosofia, história da arte e história política, considerando a interlocução entre meus distintos processos formativos que incluem o bacharel e a licenciatura em Filosofia (Universidade São Judas Tadeu, SP), o mestrado em História, Política e Bens Culturais (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, RJ) e o bacharelado em História da Arte (Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ). A questão inicial surge no intento de compreender mecanismos de produção de diferença em tempos de globalização e precarização, já que quando nos voltamos para as práticas artísticas contemporâneas, encontramos não apenas fabulações em torno da consolidação de figuras de poder, como também propostas que atuam na direção da desnaturalização e desmantelamento da ordem canônica de organização e entendimento da história da arte.
Para saber mais ouça nosso podcast com a entrevista com Aldones Nino, acessando o link.
Você pode ver também no Youtbe, acessando nosso canal neste link.
Visite nosso perfil no Instagram @andancap e do artista @aldonesnino.
Para conhecer as obras de Aldones Nino visite seu site através do link.
Para ouvir o episódio acesso o link.
MINI BIO DO AUTOR
Aldones Nino é membro do Grupo de Pesquisa Paisagens Híbridas, vinculado a Escola de Belas Artes da UFRJ e coordenado pelo Prof, Dr. Rubens Andrade.
Aldones é Curador Adjunto de Collegium (Arévalo, Espanha) e Assessor de Educação e Formação do Instituto Inclusartiz (Rio de Janeiro, Brasil). Doutorando em Historia y Arte pela Universidade de Granada (Espanha) sob regime de cotutela com o Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Currículo Latttes de Aldones Nino.
Participaram da entrevista a Profa. Dra. Luciene Pessotti e a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFES, Cecilia Torezani.
Commentaires