top of page
Buscar

CIALP, apresenta filme-exposição “Arquitetura em Português - Diálogos Emergentes”


Filme-exposição “Arquiteturas em Português – Diálogos Emergentes” | Fonte: Camões - CCP Brasília

O Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa - CIALP, é uma organização internacional não governamental e sem fins lucrativos. Unindo arquitetos de países e Territórios de língua portuguesa, visando fomentar a integração de seus membros, possibilitando através dessa associação potencializar e promover a afirmação desses profissionais, contribuindo assim para difundir ainda mais a arquitetura, no que refere-se ao exercício da profissão e seus desdobramentos.

Além disso, busca através da arquitetura propagar o desenvolvimento cultural, científico, tecnológico e econômico, bem como a proteção e valorização do Patrimônio Arquitetônico e Histórico nos mais diferentes países e territórios de língua portuguesa.

O CIALP foi criado em 1990 e surgiu durante o 1° Encontro de Arquitectos de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa. Um ano depois do seu primeiro encontro foi aprovado o seu primeiro Estatuto, reunindo delegados e delegações membros. Estes são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Alguns anos depois foram associados Macau e Timor-Leste.

O Conselho é dividido em órgãos sociais que constituem-se de: Assembleia Geral, Conselho Directivo e Fiscal, sendo os conselhos eleitos em Assembleia Geral e tendo mandato de três anos.

Sua sede se localiza em Lisboa, Portugal e reúne mais de 220 000 arquitectos, entre membros e associações profissionais. Dentre eles estão a Ordem dos Arquitectos de Angola e Cabo-Verde, Instituto de Arquitetos do Brasil, Instituto Indiano de Arquitetos, União dos Arquitectos de Guiné-Bissau, Associação dos Arquitectos de Macau, Associação Moçambicana de Arquitectos e a Ordem de Arquitectos de Portugal. Sendo também parceiro institucional de diversas instituições, como a União Internacional dos Arquitetos (UIA), e membro observador consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

O CIALP tem como objetivo, segundo portal oficial, o "Aperfeiçoamento das associações profissionais de arquitectos procurando sua criação e acesso aos países onde não existem; Melhoria e aperfeiçoamento da profissão de arquitecto, da qualidade e ensino da arquitectura, da cultura arquitectónica; Afirmação dos arquitectos de língua portuguesa junto dos governos e administrações; Afirmação dos arquitectos de língua portuguesa junto de redes internacionais de arquitectos, designadamente a União Internacional dos Arquitectos (UIA), junto de redes internacionais da lusofonia, ou junto de outras redes consideradas importantes para a prossecução dos seus objectivos, como da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) ou outras do universo da Organização das Nações Unidas (ONU); Melhoria da legislação e demais regulamentação relativa ao exercício da profissão de arquitecto; assim como a produção e intercâmbio de publicações profissionais e socioculturais.”

O Conselho, juntamente com o IAB, organizou neste ano o Congresso Internacional de Arquitectos, em sua 27° edição, e teve como sede o Rio de Janeiro, com a temática: “Todos os mundos, Um só mundo, Arquitetura 21 - UIARIO 21”. O congresso contou com um conjunto extenso de atividades, entre elas, exposições culturais. Entretanto, houve apenas um dia de atividade presencial, devido às medidas de restrição causadas pela pandemia de COVID-19. As outras atividades foram de forma gratuita e digital.

O congresso também marcou o 30° aniversário do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa. Destacando a exibição do filme-exposição “Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes", apresentado e produzido pelo CIALP, com a curadoria de Ana Vaz Milheiro, Inês Lima Rodrigues e Jorge Figueira, coordenação Rui Leão atual presidente do CIALP.

O filme mostra onze trabalhos de ateliers em oito territórios, que são: Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A exibição expõe e traz importantes reflexões, levantando questionamentos e indagações sobre novas abordagens de projeto em resposta ao contexto urbano contemporâneo, as novas escalas projetuais, programas e inovação de acordo com a especificidade de cada lugar em que é apresentado e realizado, visando focar na multiplicidade cultural e social dos países que compõem o CIALP. Após o Congresso, o filme-exposição teve o acesso disponibilizado no canal da Ordem dos Arquitectos de Portugal no YouTube.

A exibição contou com relatos inéditos dos arquitetos contando sobre cada obra e a experiência de projetá-las, permeando entre os desafios antes e durante a pandemia. A prática social do arquiteto foi ressaltada com diálogos contrastantes e que também demonstram similaridade, apesar de suas mais diversas diferenças culturais e geográficas. Os relatos também demonstram a preocupação dos arquitetos em responder os novos desafios trazidos pela pandemia, assim como as questões ambientais, econômicas e sociais, traduzidas na habitação, tanto individuais, quanto coletivas. Finalmente, trouxe a relação entre a arquitetura vernacular e a arquitetura dita “erudita”, debatendo a importância de promover a funcionalidade e estrutura das habitações durante os grandes desafios impostos pelo novo coronavírus.

Ao final de cada apresentação são colocados três questionamentos aos arquitetos: “A casa transformada em local de trabalho passa a ter outro nome? Como se vive/trabalha nestas casas e como é viver e trabalhar durante a pandemia?”. Trazendo assim, não só uma exposição projetual, mas a reflexões e debates muito relevantes sobre a forma de habitar e a habitação em nosso contexto atual.


O filme-exposição “Arquiteturas em Português – Diálogos Emergentes” pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=GYJE6bEn0ls

Referências:


CAU/BR. UIA2021 apresentará filme-exposição com arquitetos de países de lingua portuguesa. Disponível em: https://caubr.org.br/uia2021-apresentara-filme-exposicao-com

-arquitetos-de-paises-de-lingua-portuguesa/ .Acesso em: 21 Out. 2021.


CIALP. Apresentação. Disponível em: http://www.cialp.org/101000/1/index.htm. Acesso em: 23 Out. 2021.


CIALP. Bem-vindo. Disponível em: http://www.cialp.org/101000/1/index.htm. Acesso em: 23 Out. 2021.


JORNAL DO BRASIL. Começa neste domingo o Congresso Mundial de Arquitetos, no Rio. Disponível em: https://www.jb.com.br/rio/2021/07/1031586-comeca-neste-domingo-o-

congresso-mundial-de-arquitetos-no-rio.html. Acesso em: 22 Out. 2021.


REVISTA PROJETO. UIA2021RIO: Atividades culturais inéditas na reabertura do IAB/RJ. Disponível em: https://revistaprojeto.com.br/noticias/uia2021rio-atividades-culturais-

ineditas-na-reabertura-do-iab-rj/.html. Acesso em: 21 Out. 2021.



SOBRE A AUTORA:

Rebeca Tavares, nascida em Governador Valadares-MG, criada em Vitória-ES e atualmente vive em Portugal. Estudante de mestrado integrado do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Lisboa. Integrante do Grupo de Estudos Andança no período de 2020 - até o momento. Membro do grupo de pesquisa do Núcleo de Participação e Democracia (NUPAD) do departamento de Ciências Sociais (UFES) no período de 2017-2019, Bolsista voluntária em Iniciação Científica CNPq|PIVIC no período de 2017-2018.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page