Fragmento do tecido urbano do bairro da Glória com destaque para a enseada do Flamengo, o Outeiro da Glória (em amarelo) e o conjunto de casas da Villa Aymoré (verde), na década de 1920. Fonte: Acervo do Arquivo da Marinha | Jackeline de Macedo e Rubens de Andrade
O texto “Caminhos que levam à Glória: Villa Aymoré – Apontamentos Arqueológico-Paisagísticos de um Sítio Histórico” foi elaborado pela Profa. Dra. Jackeline de Macedo e pelo Prof. Dr. Rubens de Andrade (@rubens_paisagem).
No início do artigo os autores apresentam questões que revelam as possíveis aproximações entre Arqueologia e o campo de estudo da Paisagem.
Em que medida a ciência da arqueologia, alinhada à epistemologia dos estudos da paisagem, serve de instrumental teórico e metodológico para implementação de projetos ligados à restauração de sítios históricos?
Teria essa associação de saberes o potencial real de evidenciar aspectos do passado, identificar personagens, revelar materialidades que neles foram estabelecidas e símbolos que sobreviveram ao tempo?
No processo de (re)invenção de paisagens e construção de lugares essa conexão de disciplinas serviria como guia para subsidiar decisões projetuais com vistas a preservação do patrimônio arqueológico aliado ao restauro e a revitalização?
O texto foi publicado na Revista Mosaico, v. 13, p. 42-60, 2020.
A Profa. Dra. Jackeline de Macedo integra o Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (@paisagenshibridas), coordenado pelo Prof. Dr. Rubens de Andrade (@rubens_paisagem ), vinculado a EBA/UFRJ (@ebaufrj).
Acesse o artigo em:
Comments