top of page
Buscar
andancap

A Nova Bauhaus Europeia


Fonte: União Europeia

A Nova Bauhaus Europeia - NEB (New European Bauhaus), é um projeto interdisciplinar e criativo que objetiva conectar o European Green Deal (Acordo Verde Europeu) aos espaços de convivência e ao cotidiano das pessoas em escalas locais e em escalas mais abrangentes, entendendo que para uma transformação real é preciso unir esforços de toda a sociedade.


O NEB é um plataforma de conexão colaborativa entre pensadores e realizadores que desejam projetar futuras maneiras de viver juntos, unindo ciência e tecnologia à arte e cultura, sendo “ (...) uma nova abordagem para encontrar soluções inovadoras para problemas sociais complexos por meio da co-criação. A iniciativa visa moldar nosso pensamento, comportamentos e mercados em torno de novas maneiras de viver e construir”( PORTAL DA UNIÃO EUROPEIA, 2021).


A nova Bauhaus Europeia tem quatro objetivos principais: “1 Reunir cidadãos, especialistas, empresas e instituições e facilite as conversas sobre como tornar os espaços de vida de amanhã mais acessíveis e baratos; 2 Mobilizar designers, arquitetos, engenheiros, cientistas, estudantes e mentes criativas em todas as disciplinas para reimaginar uma vida sustentável na Europa e além; 3 Melhorar a qualidade de nossa experiência de vida, destacando simplicidade, funcionalidade e circularidade dos materiais, sem comprometer a necessidade de conforto e atratividade; 4 Fornecer apoio financeiro a ideias e produtos inovadores por meio de convites à apresentação de propostas e de programas coordenados incluídos no Quadro Financeiro Plurianual” (PORTAL DA UNIÃO EUROPEIA, 2021).


A atuação do NEB é dividido em três fases Co-design (outubro de 2020 - junho de 2021), que são o desenvolvimento de ideias, projetos e referenciais, contendo premiações para incentivar ainda mais a interação; Entrega (Setembro de 2021 - em diante), Esta fase começará com a configuração e implementação de novos pilotos europeus da Bauhaus, compartilhamento e acompanhamento dos projetos e instrumentos de política adicionais, e divulgação digital e a Divulgação (2023 - em diante), essa última etapa buscará ampliar as ideias e ações, para toda a Europa e fora dela.


O NEB, não é um projeto pensado apenas para Arquitetos Urbanistas e Políticas Urbanas, entretanto, entende a real importância da contribuição dos mesmos. Como afirmou José Pedro Souza, membro do NEB, “O apelo à Arquitetura e aos arquitectos é o reconhecimento de que a cidade é a escala decisiva para pensar e intervir para um habitat mais sustentável: o projeto é a ferramenta para a transformação" (ORDEM DOS ARQUITECTOS, 2021).


A integração das diversas áreas a caminho de soluções para o futuro, tendo no centro a pluralidade de dimensões sociais, artísticas, arquitetônicas em uma escala palpável através de políticas públicas e projetos locais, coloca o cidadão dentro dessa zona de transformação, tendo a capacidade de transformá-los em agentes participantes das tomadas de decisões que atravessa a sociedade como um todo, mudando as perspectivas e olhar sobre a cidade e seus espaços de convivência, sendo possível assim a difusão concreta para um futuro mais acessível e sustentável a todos.


Além disso, o Conselho da União Europeia anualmente promove a Conferência Europeia de Políticas de Arquitetura (CEPA/ECAP), com o intuito de discutir e apresentar propostas e projetos para políticas que abrangem a arquitetura a nível europeu.


Em 2021 o CEPA teve o tema “From Bauhaus to the New House - Post-Covid Landscapes” (Da Bauhaus a Nova Casa - Paisagens pós-COVID), e foi realizado em Portugal, e organizado pela Ordem dos Arquitectos. O título segundo divulgado pelo portal do CEPA, “faz resgate ao livro “From Bauhaus to Our House” de Tom Wolfe, que traz uma satira à escola e cultura modernas para a contemporaneidade, passados mais de 100 anos da fundação da escola alemã, e acolhendo o sentido de dar à arquitectura, à arte, ao design, à cultura um papel decisivo no futuro que se quer desenhar no pós-pandemia (ORDEM DOS ARQUITECTOS, 2021)”


A conferência abordou as mudanças trazidas pela crise da pandemia de COVID-19, buscando compreender e debater as novas formas de habitação e habitar, a temática teve como base o desafio proposto por Ursula Von Der Leyen, presidenta da Comissão Europeia, visando às colaborações dos arquitetos para o NEB.


Pautando a temática estão as necessidade que a pandemia trouxe e as marcas que deixará na forma de pensar Arquitetura, trazendo a reflexão de como será possível promover diálogos mais amplos, envolvendo outras áreas, no que tange a interdisciplinaridade da arquitetura, destacando as conexões entre a arte, cidade, economia, cultura e política em busca de soluções e proposições que permeia a premissas da sustentabilidade.


A CEPA, teve como um dos principais objetivos abordar e coletar a contribuição dos arquitetos para construção da New European Bauhaus, alinhando a criação de políticas para o futuro ao espaço de união no qual o NEB se propõe a ser, entendendo o papel político e social do arquiteto e a garantia de arquitetura e urbanismo de qualidade a todos, tendo em vista que uma construção coletiva é o caminho de uma transformação permanente.


Referências:


CONFERÊNCIA EUROPEIA DE POLÍTICAS DE ARQUITETURA. CEPA 2021. Disponível em: https://www.cepa.arquitectos.pt/. Acesso em: 12 Ago. 2021.


ORDEM DOS ARQUITECTOS. CEPA 2021. Balanço e sumário.Disponível em: https://arquitectos.pt/?no=2020497521,154. Acesso em: 14 Ago. 2021


ORDEM DOS ARQUITECTOS. CONFERÊNCIA EUROPEIA DE POLÍTICAS DE ARQUITETURA. Disponível em:https://arquitectos.pt/index.htm?no=2020497471,153. Acesso em: 14 Ago. 2021


PORTAL DA UNIÃO EUROPEIA. New European Bauhaus. Disponível em: https://europa.eu/new-european-bauhaus/about/about-initiative_en. Acesso em: 13 Ago. 2021.



MINI BIO DA AUTORA


Rebeca Tavares, nascida em Governador Valadares-MG, criada em Vitória-ES e atualmente vive em Portugal. Estudante de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Integrante do Grupo de Estudos Andança no período de 2020 - até o momento. Membro do grupo de pesquisa do Núcleo de Participação e Democracia (NUPAD) do departamento de Ciências Sociais (UFES) no período de 2017-2019, Bolsista voluntária em Iniciação Científica CNPq|PIVIC no período de 2017-2018.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page